Deixe um comentário

Ministério da Justiça volta atrás e ‘Cobras & lagartos’ poderá ir ao ar no Vale a Pena Ver de Novo

Lázaro Ramos em cena como Foguinho - Cobras & Lagartos

O Ministério da Justiça voltou atrás da decisão de vetar a novela Cobras & Lagartos, de 2006, para menores de 12 anos, o que impedia sua exibição antes das 20h. Em despacho publicado no Diário Oficial da União de hoje (19), o órgão atendeu a novo pedido da Globo e liberou a novela para maiores de 10 anos. Assim, a emissora poderá reprisá-la na sessão Vale a Pena Ver de Novo, na sequência de Caras & Bocas.

Há um mês, o ministério rejeitou pedido da Globo para rever a classificação indicativa de Cobras & Lagartos, um dos maiores sucessos das 19h, com média de 39 pontos (a mesma de Avenida Brasil e dez pontos maior do que a de Em Família). A Globo recorreu e o governo reanalisou 10% dos capítulos reeditados pela emissora, sem cenas consideradas impróprias para o horário vespertino.

Durante sua exibição, em 2006, a novela protagonizada por Lázaro Ramos, Taís Araújo, Mariana Ximenes e Carolina Dieckmann foi acusada de abusar nas doses de sexo e violência para o horário das 19h. Um dia antes do último capítulo, o Ministério Público Federal entrou com uma ação contra a Globo. Pressionado, o Ministério da Justiça reclassificou a novela de livre para imprópria para menores de 12 anos, mas apenas depois de seu encerramento.

Como programa impróprio para menores de 12 anos, a novela não poderia ir ao ar nem às 19h. Somente depois das 20h. Neste ano, a Globo adaptou Cobras & Lagartos para o Vale a Pena Ver de Novo. Enviou 10% da novela reeditada para o governo federal. Na primeira análise, em abril, o Ministério da Justiça disse que a obra permanecia com “conteúdos de insinuação e apelo sexual, lesão corporal, exposição ao perigo e a situações constrangedoras, menção a drogas ilícitas e preconceito”, o que, pelas normas da Classificação Indicativa, eram incompatíveis com o selo de dez anos.

O governo federal, então, manteve Cobras & Lagartos vetada antes das 20h por conter violência, sexo e drogas lícitas.

No novo despacho, de hoje, o Ministério da Justiça não informa se a Globo fez novos cortes nos 10% de capítulos apresentados. Diz apenas que os capítulos foram reanalisados e que a Globo se comprometeu em manter a obra toda “adequada à classificação de ‘não recomendada para menores de dez anos'”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: