Deixe um comentário

Desde 2001, Silvio Santos perdeu 50% da audiência; Veja os números

Silvio Santos

A imprensa que cobre televisão e famosos, de forma, geral, costuma ser condescendente com Silvio Santos. E ele, que é uma lenda viva, até que merece ser querido. Simpático, carismático, brincalhão e com um vitalidade incrível aos 83 anos, é difícil não gostar dele. Ainda assim tem quem não gosta. Pelo menos é isso mostra uma ampla medição de ibope feita só para o “Programa Silvio Santos”. Ela abrange desde os anos 2001 até agosto de 2014.

VEJAMOS

Desde 2001 Silvio Santos perdeu praticamente 50% dos seus telespectadores na Grande São Paulo. Sua média de audiência em 2001 era de incríveis 19,7 pontos. De cada 100 TVs ligadas, 35,3% estavam sintonizadas no SBT. Este ano aqui, por exemplo, Silvio está com média de 9,8 pontos, enquanto que seu share caiu para metade também 17,2%.

Vamos ver a tabela completa

ANOS DE IBOPE DO “PROGRAMA SILVIO SANTOS” ANOS DE IBOPE DE SILVIO SANTOS (% das TVS LIGADAS)

2001 – 19,7 pontos 2001 – 35,3%

2002 – 18 2002 – 32,7%

2003 – não houve 2003 – sem programa

2004 – 16,9 2004 – 25,7%

2005 – 16,5 2005 – 25,4%

2006 – não houve 2006 – sem programa

2007 – 6,6 2007 – 14,3%

2008 – 8,3 2008 – 16,7%

2009 – 8,9 2009 – 16,6%

2010 – 10,1 2010 – 16,7%

2011 – 10,9 2011 – 18,0%

2012 – 9,9 2012 – 17,6%

2013 – 9,2 2013 – 16,5%

2014 – 9,8 2014* – 17,2%  

* Computados dados até 3 de agosto de 2014

CONSIDERAÇÕES

É curioso lembrar que quase nunca se publica notas com médias de Silvio Santos com uma quantidade tão grande de anos. A assessoria do patrão costuma divulgar sempre que ele vence a Record ou deixa até a Globo em segundo lugar. Isso são fatos. Silvio realmente realiza verdadeiros milagres com um programa que praticamente não muda desde que estreou. Então só se pode concluir que o telespectador fica assistindo muito mais por causa dele que dos convidados —ao contrário da maioria dos programas de TV.

ACONTECE

Só que Silvio é um mortal como qualquer outro e também está tendo sua audiência drenada de forma ininterrupta há pelo menos 14 anos. E nem é possível usar o argumento de que, ora, de o Silvio perdeu, as outras emissoras também perdem, que onde já se viu cometer tal injustiça, que Silvio é o máximo e coisa e tal. Não é.

TABELINHA

Para efeitos de comparação estamos usando apenas as faixas horárias em que o “Programa Silvio Santos” vem sendo exibido através dos séculos dos séculos amém. Em 2001, por exemplo, no mesmo horário do “patrão” a Record obtinha 5,5 pontos e 10,4% de share. Hoje sua média é de 10 pontos e o share é de 17,6%; a Globo em 2001 tinha 21,6 pontos de média e 38,7% de share. Hoje a emissora atinge 17,1 pontos de média e 30% de share. Vamos à Band: 14 anos atrás a TV Band marcava 2,3 pontos de média e 4,2% de share, enquanto hoje tem 4,6 pontos e 8,1 de share. A RedeTV! tinha 2,2 pontos e 3,9 de share; hoje marca 2,1 pontos e 3,7% de share.

PORTANTO

É possível afirmar que, na guerra do domingo, uma das maiores vítimas em sangramento tem sido justamente o veterano Silvio Santos. Também é possível notar que o domingo à noite se tornou um bom investimento para a Record, graças ao “Domingo Espetacular”. O programa simplesmente se estabilizou num dos horários mais ingratos da TV, e incomoda por vezes até o “Fantástico”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: